Publicidade

quinta-feira, 27 de abril de 2017 Consumidor | 21:02

Consumidor agora pode pesquisar sobre qualidade dos planos de saúde

Compartilhe: Twitter

A Agência Nacional de Saúde (ANS) atendeu a uma demanda antiga dos consumidores e permitirá a eles pesquisar sobre a qualidade dos serviços oferecidos tanto por operadoras de saúde, como igualmente por hospitais, clínicas e laboratórios e até profissionais de saúde credenciados.

O portal foi produzido a partir da pesquisa denominada Programa de Qualificação dos Prestadores em Serviços de Saúde (Qualiss). No modelo anterior do portal da ANS, o consumidor podia fazer a consulta individualizada da qualidade dos planos de saúde, mas as informações não eram apresentadas de forma contextualizada.” Agora a informação está muito mais massificada e abrangente para o consumidor”, compara o advogado especialista na área de saúde, Leonardo Sobral Navarro, sócio do Sobral Navarro Sociedade de Advogados.

O sócio do Sobral Navarro Sociedade de Advogados explica que não se trata de uma lista negra – o item também é divulgado pela ANS – e que a apresentação de informações de forma mais abrangente representa um ganho e tanto para os consumidores.

“É importante salientar que não se trata de uma lista negra. Muito pelo contrário. Trata-se de liberar uma lista de qualificação. O consumidor ou usuário das operadoras de saúde passa a ter a possibilidade de consultar diversos serviços. Não só plano de saúde, como também hospitais, laboratórios e serviços médicos. E ali você vai encontrar se é um serviço qualificado ou não. Se tem reclamação ou não.Não se trata de uma lista negra. Se trata de acesso a uma lista de prestadores de serviço. Se a operadora, hospital, clínica, laboratório ou médico vai estar numa lista negra ou não, vai depender da qualificação dele. É uma lista de orientação ao consumidor”, destaca o advogado.

Ele assinalada que “um dos principais questionamentos que recebíamos dos consumidores direcionados à contratação de um plano de saúde, era como ter acesso a informações se o serviço prestado é ou não qualificado. Com esse portal a ANS contribui de forma substancial para que consumidor tenha acesso à informações que viabilizam analisar previamente a qualidade dos serviços oferecidos pelos prestadores”

O portal é inovador, pois antes a ANS disponibilizava em seu site um link denominado “espaço do consumidor” que fornecia dados cadastrais das operadoras e dos planos disponibilizados, além de um índice de reclamações. Agora o Portal Qualiss agrega informações importantes dos diversos serviços prestados pelas operadoras.

“A informação começa a ficar mais clara e mais consistente para o consumidor e, com certeza isso afetará em futuras contratações” afirma Navarro.

Autor: Tags: