Publicidade

quinta-feira, 26 de março de 2015 Direito penal | 16:33

Violência contra a mulher é tema de evento

Compartilhe: Twitter

O Instituto Avon, em parceria com a ONG norte-americana de diretos humanos Vital Voices, realiza até o dia 27 de março, pela primeira vez no Brasil, o “Workshop Internacional Violência contra a Mulher”. O conta com 50 operadores de direito brasileiros – entre juízes, promotores, advogados, policiais e representantes de órgãos governamentais e não governamentais de diversas partes do país -, com o objetivo de dar a esses profissionais mais subsídios para atender vítimas de violência doméstica e sexual, além de investigar e processar, com maior eficácia, esses casos.

A capacitação será ministrada por Cindy Dyer, VP de Direitos Humanos da Vital Voices, com o suporte de operadores de direito brasileiros com experiência em processos originados por crimes de violência contra a mulher que, durante o treinamento, desempenharão o papel de facilitadores. Haverá, ainda, a consultoria do Instituto Patrícia Galvão para temas específicos do Brasil, principalmente no que diz respeito à Lei Maria da Penha.

Na prática, o programa tem como objetivo melhorar a proteção às vítimas e a resposta da justiça à violência doméstica, por meio da criação de uma metodologia mais holística para o enfrentamento da violência contra as mulheres em todas as esferas necessárias. “Para nós, do Instituto Avon, é muito importante poder contar com a Vital Voices para levar mais informação e subsídio para apoiar o trabalho dos nossos operadores de direito. Nosso objetivo é que, assim, eles consigam desempenhar seus trabalhos de uma forma ainda mais assertiva e salvar a vida de cada vez mais mulheres”, explica Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon.

A capacitação faz parte da campanha “Fale Sem Medo – Não à Violência Doméstica”, coordenada pelo Instituto Avon no Brasil desde 2008.

A parceria da Vital Voices com o Instituto Avon é resultado de uma iniciativa global entre a Voices Global Partnership, a Avon Foundation for Women e o Departamento de Estado dos Estados Unidos, dedicada a ajudar vítimas de violência doméstica ao redor do mundo. O treinamento já foi realizado em países como México e Nepal.

Autor: Tags: