Justiça manda Lojas Americanas suspender venda pela Internet
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro mandou a Lojas Americanas deixar de comercializar produtos pela internet até a entrega de todas as mercadorias comercializadas desta forma. A suspensão passa a valer a partir do dia em que a empresa for intimada da decisão.
Segundo informações do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, autor da ação, mais de 20 mil pessoas já haviam registrado queixas no site Reclame aqui e centenas delas, procurado a Instituição.
A multa fixada pelo TJ, caso essa decisão seja descumprida, é de R$ 20 mil.
Procurada, a assessoria da Lojas Americanas disse que a “empresa não comenta processos em andamento”.
Atualizado às 19h do dia 26 de maio de 2011
Leia também:
Como se dar bem em sites de compra coletiva
Cada um faz o que quer, acontece isso por que?
Eu comprei há mais ou menos dois anos um faqueiro na promoção, junto com um jogo de panelas e umas tijelas inox, com tampa de vidro, veio uma tampa quebrada, não sabia que as panelas eram fabricadas na China, tentei trocar as mercadorias, não conseguir, tentei receber vale compra não conseguir, devolvi a mercadoria na esperança de receber o vale compra e não conseguir, o jeito foi entrar na justiça, já houve uma audiência, mas não chegaram a um acordo, só o constragimento que tive no aniversário da esposa, receber uma mercadoria com defeito, não poderia ser ofertada.
Sou do Rio Grande do Sul, fiz uma compra no dia 19/05/11 e recebi em 25/05/11, dentro do prazo certinho. Não tive problemas !
Estranho !!!!!! compro regularmente nas Americanas pela internet, sempre recebi em casa antes da data prevista e até quando necessitei fazer alguma troca de produto foi tranquilo.
Bage RS
MULTA DE R$ 20 MIL REAIS, É PIADA NÉ?
Fui vítima destes calhordas e acho que deveriam ser proibidos no país todo, para que não haja mais vítimas. O mesmo com a revista exame, que aceitou fazer matéria de capa apoiando a presidente do grupo b2w.
O titulo da matéria poderia ter sido que justiça manda “parar” venda pela internet
Olá, Débora
Título arrumado.
Obrigada
O governo federal deveria organizar uma fiscalização tolerância zero sobre os sites de vendas pela internet. Para um país do nosso tamanho, a internet é uma benção, e a honestidade nas transações pela rede deve ser defendida a todo custo. A internet deveria ser preservada dessa habitual indulgência pusilânime do Estado para com meia dúzia de enganadores e maus comerciantes, em benefício de milhões de pessoas que passam a ter acesso a produtos e serviços, que antes lhes seriam impossíveis de alcançar.
Parabéns ao TJRJ, decisão razoável e correta, pune o infrator, e, ainda, estimula a melhoria do serviço prestado.
Exemplo de decisão para ser seguidas por outros tribunais.
Mas ate que enfim alguem percebeu que os valores praticados por estas e outras empresas nao existe, so a base de sonegacao importacao fraudulenta e sonegacao, nao existe milagres
erro no título que está na home. JUSTIÇA MANDA PARA VENDA ON LINE NAS AMERICANS
Olá,
Título arrumado.
Obrigada
Entendo que todas as transações de venda realizadas via internet. As empresas deveriam ter uma certificação especifica expedida por um orgão independente assegurando a idoneidade destas empresas.
Empresas grandes não acontece nada,como agora,elas so tem que entregar as mercadorias quando quiser,so fica suspenso o SITE,se fosse empresa nacional e de pobre estava todo mundo preso.Por que ninguem vai pra CADEIA? num caso desses não adianta suspender, isso vai se repetir tenho certeza.
ótimo, uma empresa como esta, que vende um produto sem ter o mesmo disponível (embora o site sempre diga o contrário) não mereçe nem existir. comprei o presente de aniversário de minha fiha com 1 mês de antecedência via internet pela americanas, e passado mais de 1 mês do seu aniversário, eu ainda não havia recebido minha compra. cancelei, porém não fui rescarcido com juros, nem desculpa, nem nada. e para explicar pra minha filha que seu presente não chegou porque não entregaram?
Já tive esse desprazer com a Americanas,com. Não compro nela e nem no submarino.
Por favor complemente a matéria p q entendamos. A multa de R$20 mil é para cada cliente lesado ou o total? Se for o total é um verdadeiro deboche, hipocrisia do Estado para com milhoes de PAGADORES DE IMPOSTOS, JUROS ABSURDOS E TOLERANTÍSSIMOS CONSUMIDORES. Acordem! Queremos consumir, comprar . Esse país é biionário, falta somente organizar o circo. Se não houvesse tanto descaso, incompetencia e ganancia (olho grande mesmo) por parte do empresariado e governo como ganhariam mais em cima do povo. Pior que não sabem nem roubar direito.
Oi, Flavia,
nem um, nem outro.
A multa fixada pelo TJ é no caso dessa decisão ser descumprida, ou seja, se a loja vender pela Internet antes de entregar o estoque já adquirido pelos clientes.
Já comprei varias vezes pela internet, inclusive nas Americanas e nunca tive problema, alias sempre recebia antes da data prevista.Mas se isso ocorreu com outras pessoas é justo a suspensão das vendas via net.
Tenho mercadoria comprada em 29.11.2010, e até hoje ainda não me deram solução.
falar mal tds falam…
mas eu ja comprei mt coisa com eles…
nunca tive problemas
Não é falar mal amigo, é que você teve sorte de não ter sido um dos 20 mil que já foram prejudicados por eles. Eu também já comprei na Americanas nunca tive problemas, mas tive com o Ponto Frio, e eu posso compreender a aflição dessas pessoas.
Espere nunca ter problemas com sites de compra, pois na hora de vender eles te tratam como rei, mas quando há um problema você é apenas mais um no meio de uma multidão de milhares que reclamam. Você vai ver o que é se sentir um nada.
A logistica das americanas ta horrível! Pensar que alguns meses atras ela era uma das melhores do B2C. Os tempos mudam.
Compro frequentemente nas Lojas Americanas e no Submarino e nunca tive nenhum problema com prazo de entrega e outros, sempre entregaram no prazo ou antes dele e acredito que são empresas idoneas e que este seja um caso isolado, talvez de problemas com fornecedores. Apesar de achar que a decisão de interromper temporáriamente as vendas deveria ter sido tomada pela empresa e não pela justiça.
COMPREI NO DIA 12 DE NOVEMBRO DE 2010, UM PRESENTE DE CASAMENTO PRA SER ENTREGUE EM DUQUE DE CAXIAS RJ, E SÓ FOI ENTREGUE NO MÊS DE ABRIL DE 2011, ISSO PQ ELES ME DERAM UM PRAZO DE 8 DIAS APENAS, ME ENROLARAM DE TODO GEITO, COM MUITAS CONVERSAS!!! NA VERDADE A MERCADORIA SÓ FOI ENTREGUE DEPOIS QUE PAGUEI TODAS AS PARCELAS NO CARTÃO E AMEACEI ENTRAR NA JUSTIÇA POR DANOS MORAIS E MATERIAIS, E ELES ATÉ HOJE NÃO ME INFORMARAM SE ENTREGARAM OU NÃO, SÓ FIQUEI SABENDO PQ MINHA PRIMA AVISOU QUE TINHA CHEGADO, POIS NO SITE NÃO CONSIGO MAIS ENTRAR EM MINHA CONTA PRA VER O ANDAMENTO DAS ENTREGAS E NÃO CONSIGO MAIS COMPRAR NADA, RECLAMEI E UM DOS ATENDENTES ME INFORMOU QUE NÃO EXISTIA NENHUM PROBLEMA NO SITE, OUTRO JÁ FALOU QUE O SITE TAVA PASSANDO POR ATUALIZAÇÕES, ELE DEVERIAM PARAR DE ENGANAR OS CLIENTES E FALAR A VERDADE, ACHO QUE AGORA DEVEMOS É SIM PASSAR ESSAS INFORMAÇÕES EM NOSSAS REDES SOCIAIS, PRA VER SE ELES PARAM DE ENGANAR E CONSERTAR O ERRO, E QUE SIRVA DE EXEMPLO PRA TODOS OS OUTROS SITES!!!!
Eu num tenho nada a falar da americanas não… é uma das mais faceis da gente se fazer compra…
mas q as vezes ela da uma inrrolada ela da viu…
Da última vez que comprei a mercadoria demorou para chegar. Liguei e a menina que atende disse de forma arrogante e mal educada que eu desistisse da compra. Só que o dinheiro demoraria mais para ser extornado do que esperar a mercadoria.
Lixo de Empresa, nunca mais comprei nada nem na loja virtual nem na fisica, e so comprarei denovo se o preço for muuuiiiittto vantajoso.
Ja tivemos também o desprazer de comprar uma geladeira que nunca chegou, fomos ao procon ,tiveram que devolver as parcelas ja pagas no cartão mais o valor total da geladeira e ainda perderam ótimos clientes.
comprei na Americanas.com em 24.2.2011, entre os produtos dois aparelhos celulares que até hoje não recebí, ja liguei várias vezes para devolução do valor pago e até hoje dia 27.5.2011 sem posição sobre este extorno nop cartão de crédito, tenho impressão que isso é o começo do fim desta empresa
Efetuei uma compra na Americanas.Com de um MAC BOOK da APPLE no dia 26/03/11, depois de muitos protocolos de reclamações e enrolações, desisti da compra após exatos 30 dias sem ter recebido a mercadoria e as faturas chegando, bem como as cobranças, chegando até a receber carta do sps-serasa. Fiz a denúncia junto ao PROCON. Após o cancelamento da compra e, passados exatos 50 dias do pedido inicial, SURPRESA!!!!!, ENVIARAM-ME O PEDIDO QUE EU HAVIA CANCELADO HÁ 20 DIAS ATRÁS. Agora, depois que efetuei a devolução do mesmo, estou aguardando a boa vontade da Empresa em contactar-me para informar que eu não devo nada a eles, pode????? Ah, gente, após cancelar essa compra, fui a uma loja da FAST e comprei o aparelho, levei pra casa na hora.
Às vezes, o que nós achamos que facilitará nossas vidas, complicam e muito!
20 MIL DE MULTA ! ! ! Os donos da AMERICANAS.COM devem estar rindo disso, esse valor eles faturam em menos de meia hora.
Pois é galera, eu tb estou com um problemão comprei um aspirador de pó e um aquecedor, e até agora nada.
No estatus do pedido a compra que foi feita no mesmo dia e horário está com datas de entrega totalmente diferente do que o prometido, estou preocupada pq o status está sempre pedido na trasportadora..
Se soubesse desse caos todo, não teria comprado nada, achei que iria ser rápido e pratico mas me enganei.
Boa sorte a todos!!! e Cuidado na hora de comprar na loja virtual..está tudo enbolado…rsss
Comprando diretamente na loja quando o cliente termina a compra o sac da loja fala
Comprei um notebook com uma configuração A e enviaram outro com a configuração B.
Depois de 5 protocolos e nenhum retorno por parte dessa empresa que se diz séria, recebi um e-mail na qual dizia que a transportadora estaria recolhendo a mercadoria ERRADA, para posterior envio do produto CERTO.
Para o meu espanto, a Americanas enviou NOVAMENTE o produto ERRADO.
Vou repetir: ENVIARAM A MERCADORIA ERRADA 2(DUAS) VEZES!!!
É muita INCOMPETÊNCIA!!!
Estou aguardando a transportadora recolher o produto errado para que seja efetuada a troca novamente!!!
Deviam fazer o mesmo com o comprafacil.com
Já fiz algumas compras na Americana online e a mercadoria chegou no prazo determinada.
Recebi e-mail diário informando quando a compra foi aprovada, quando a mercadoria foi entregue na transportadora e quando a mercadoria saiu da transportadora.
Por enquanto está tudo ok. Pena que pelo jeito, a insatisfação é da maioria.
sobre o Extra.com. que compreri geladeira e veio quebrada, depois tgrocaram e tb a outra estava quebrada, é demais, agora estou esperando a terceira troca da geladeira Brastemp inverse inox, será que vem ?!!!!
Deveriam fazer o mesmo com o submarino.com. Centenas de reclamações de consumidores insatisfeitos porque não receberam seus produtos. Comprei em maio e até hoje não recebi!!
eu comprei na americanas.com e ate agora nada de me entregar,disseram que tentaram3 vezes a entrega ,sendo que eu nao saio de casa,ja tem 40 dias que eu efetuei a compra e nao recebi o que fazer?
Essa americanas é uma piada efetuei uma compra onde o prazo de entrega era 15 dias ja se passaram 1 mês e 6dias , e no atendimento dizem para esperar mais 24 dias ou seja 2 meses para receber a mercadoria” palhaçada!
ja faz vinte dias que compre um simulador de caminhada e ainda nao chegou vcs disse uqe tinha dez dias util
Bom, eu comprei a pouco tempo atraz uma mercadoria e éla ainda esta dentro do prazo de entrega espero que chegue senao…. bom acho que a grande maioria nao esta satisfeito com a loja isso é bem problematico.
LOJAS AMERICANAS INTERNET, VENDEM, VENDEM, VENDEM, MAS SE ESQUECEM DE ENTREGAR, COMPREI PELA INTERNET NO DIA 06/12, NO MESMO DIA A MERCADORIA JÁ ESTAVA NA TRANSPORTADORA, HOJE 28/12, NADA DE CHEGAR, O PRAZO ERA ATÉ ONTEM 27/12, LIGUEI, NÃO DÃO PREVISÃO DE ENTREGA, NÃO FORNECEM TELEFONE DA TRANSPORTADORA, O PRESENTE DE NATAL DO MEU FILHO NÃO VAI CHEGAR NEM PARA O ANO NOVO, ESTE É O BRASIL DO DESCASO, DA FALTA DE COMPROMETIMENTO.
encomendei um celular no dia 26/02/2013, me deram um prazo de 08 dias uteis, vamos ver no q isso vai dar,se atrasar um dia eu peso para cancelar a compra, ñ tenho muita paciencia ñ!!!!
ouvi problema no cartao
Lojas américas é uma porcaria, cuidado em comprar nessa loja