Publicidade

terça-feira, 29 de março de 2011 Marcas e Patentes | 16:07

INPI lança em abril novo sistema para cadastrar patentes

Compartilhe: Twitter

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) irá lançar, em abril, um novo sistema que permitirá o cadastro mais rápido dos pedidos de patentes que chegam ao Instituto a partir do exterior, via Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT, na sigla em Inglês), o que contribuirá para acelerar o processo.

Além de dispensar o preenchimento manual desses dados, a ferramenta possibilitará a inclusão de informações que podem ter sido eventualmente omitidas, referentes aos inventores ou requerentes e às prioridades. Ainda em fase de testes, a implementação do sistema nesta primeira etapa deverá ser concluída na primeira quinzena de abril.

Trata-se do Sistema de Aquisição de Dados PCT (SISAD-PCT). Como o próprio nome indica, o sistema possibilita a aquisição automática de dados com o acesso a todas as informações de um pedido PCT, através da comunicação com a base de dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Na primeira etapa da implantação do sistema, este será utilizado para preencher automaticamente o número e a data da publicação internacional e as classificações IPC referente aos pedidos com datas de depósitos entre 2006 e 2009.

A segunda etapa, ainda em fase de estudo, prevê a incorporação do SISAD-PCT ao SINPI, de forma a facilitar desde o início o cadastramento dos pedidos PCT. Dentre outras vantagens, a utilização desse sistema agilizará o processo e possibilitará gerar dados estatísticos sobre os pedidos PCT assim que estes chegam ao Instituto.

Leia mais:
INPI promete agilizar patentes até 2015

Autor: Tags: