Publicidade

quinta-feira, 19 de agosto de 2010 Consumidor | 08:00

DÚVIDA DO LEITOR: É possível pagar menos do que o mínimo exigido no cartão de crédito?

Compartilhe: Twitter

O leitor Gutemberg Lima do Nascimento Júnior quer saber se a administradora de cartão pode incluir o nome dele, cliente, nos cadastros de inadimplente caso ele pague menos que o mínimo exigido na fatura. Por isso, mandou sua dúvida a Leis e Negócios. Quem responde é Gislaine Lisboa Santos, advogada da área cível do escritório Peixoto e Cury Advogados.

Gutemberg Lima perguntaGostaria de saber se um cartão de crédito pode colocar o nome do cliente como inadimplente caso ele pague menos que o mínimo exigido pela administradora? Estou passando por dificuldade financeira e não deixei de pagar. Paguei, sim, mas não aquilo que foi exigido por eles.

Gislaine Lisboa Santos responde – Em relação ao questionamento levantado, primeiramente, importante deixar registrado que o valor mínimo da fatura está estipulado em contrato, onde fica determinado que o consumidor deve fazer o pagamento do valor integral ou do valor mínimo no prazo de vencimento da fatura, sob pena de aplicação de juros moratórios e demais encargos, além da inclusão de seu nome nos cadastros protetivos de crédito. Sendo assim, se o pagamento da fatura for inferior ao valor mínimo estipulado, a administradora poderá considerar com inadimplemento e solicitar a inclusão do nome do cliente nesses órgãos, como forma de medida para assegurar seus direitos.

Aconselha-se que seja feita uma negociação com a administradora de cartão de crédito, com vistas a parcelar o montante da dívida, de forma que o pagamento e a quitação possam ser feita de modo cabível pelo consumidor.

Para saber mais, acesse:
Leis e Negócios lança espaço para dúvidas do leitor

Leia outras dúvidas:
DÚVIDA DO LEITOR: É possível rever aposentadoria?
DÚVIDA DO LEITOR: Existe Corte Internacional que interfira em lei trabalhista no Brasil?
DÚVIDA DO LEITOR: Compra em loja virtual sem recebimento do produto. O que fazer?
DÚVIDA DO LEITOR: É possível aumentar o valor do auxílio suplementar por acidente de trabalho?
DÚVIDA DO LEITOR: Qual o tempo de responsabilidade civil de um profissional liberal?
DÚVIDA DO LEITOR: Como proceder ao receber trotes telefônicos?

Autor: Tags: ,